Introdução
Um dos assuntos mais calorosos nos debates de idéias dentro do cristianismo é a livre escolha humana, ou seja, Livre Arbítrio em contraste com a teologia da queda e a soberania divina, ou seja, pessimismo antropológico.
Apesar de nenhuma dessas expressões aparecerem diretamente nos textos bíblicos, muitos pensadores cristãos esforçam-se em demonstrar com textos bíblicos, que essa ou aquela percepção, comprova uma posição previamente assumida (a deles). Quero dizer que nós, tanto de um lado como do outro, primeiro definimos qual idéia vamos assumir como "nossa" e dai vamos a caça de textos bíblicos para justificá-la.
Não foi diferente para Calvino e anteriormente Santo Agostinho.
O texto, que espero trabalhar em breve, trata de outra maneira de perceber a vida, sem assumir nenhuma das duas posições históricas, mas uma maneira dinâmica de entender nosso relacionamento com Deus.
Um comentário:
Oi Ricardo. É verdade, as pessoas procuram na Palavra textos que corroborem com aquilo que elas pensam. Como seria se buscássemos entender o que o Senhor de fato pretende para nós, ao invés de brincarmos de palavras cruzadas? Parabéns pela reflexão!! Um abraço, Andrea.
Postar um comentário