O que fazer com a mesmice de sempre quando se trata do assunto oração?
Veja que essa prática sempre me perturbou, principalmente quando se trata de orar em público. A ansiedade que me angustiava era, por exemplo, como um SER INFINITAMENTE BOM E AMOROSO não atenderia o clamor desesperado de uma mãe, por seu filho que esta num hospital perto da morte? Ou porque Ele não manda comida em abundância para o sofrido povo da Etiópia, ou das nossas esquinas?
Para eu pensar num Deus que diria: “Hum... deixe-me ver... faltou um pouquinho de fé... não vou curar...” ou se alguém orasse por chuva e Ele dissesse “só 987 pessoas orando, se eles tivessem mais umas 1000 pessoas suplicando ai eu poderia até pensar...”. Isso me parece muito incoerente com o Deus da bíblia, essa forma que nos é apresentada hoje sobre como mover a mão de Deus, no meu entender, não tem nada do que a bíblia em todo seu sentido quer nos revelar.
Orar para que Deus mude a cabeça do governante X,Y ou Z, libere o passaporte para que A,B e C possam ir para os EUA trabalhar e ajudar a família, ache uma vaga no estacionamento, segure um menino pronto a cair de um galho, faça com que o outro concorrente da compra da casa dos meus sonhos desista só porque eu orei, são práticas que eu não consigo entender.
Como para alguns poucos, injustos, soberbos, donos do dinheiro do mundo as bênçãos nunca falham? Para esses Deus é bom hoje, e como são “crentes” já esta tudo garantido no porvir, então não há limites, tudo é lícito e possível, porém para a grande e esmagadora maioria das pessoas a vida não é isso. Na realidade é feita de muito suor, sacrifício e fé.
Por isso que as orações para um Deus deliberativo são complicadas do ponto de vista do que realmente acontece. Veja o mecanismo:
Eu oro; Deus escuta e considera; E delibera;
Mas Ele delibera em favor de uns poucos? Delibera pela quantidade de fé? Ou pelo número de pessoas que orou? Ou de acordo com...(qualquer coisa que eu faça)?
Eu pergunto – Onde fica a graça?
Talvez as coisas aconteçam exatamente assim! E eu não posso afirmar que Deus possa ou não possa fazer as coisas assim, mesmo porque talvez você tenha muitos exemplos para me contar de casos que alguém orou e funcionou. Beleza! Se você tem as mesmas considerações que eu então vamos continuar pensando juntos, se não, a não ser por pura curiosidade, pare de ler esse artigo pois ele vai atrapalhar você, deixe meus pensamentos de lado, vá para seu quarto e ore por mim.
Continua...